LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Manual de Máquina de Pão

Perdeu o manual da sua máquina de pão? Está procurando receitas para máquina de pão? Não se desespere! A maioria das empresas das panificadoras domésticas disponibiliza o manual em PDF em seus sites. O interessantes desses manuais é que, além das instruções de uso da panificadora, eles trazem dezenas de receitas de pães, bolos, massas de pizza e bolos.

Disponibilizei abaixo para vocês os links para o manual de algumas máquinas de pão.

O modelo da minha máquina é este da Britania. E vocês, já aderiram à praticidade de ter pão quentinho de manhã sem precisar ir até a padaria?

Manual da Máquina de Pão Britania Multi Pane


Manual de Máquina de Pão Britania Prime






Receita de cupcakes

Confesso que fui totalmente influenciada pela "moda dos cupcakes". Depois de experimentar vários tipos, de várias lojas diferentes, resolvi me aventurar e tentar fazer cupcakes em casa. 


O material abaixo eu achei no Mercadão de Madureira (lugar feio e tumultuado mas onde você acha de tudo para festas e artesanato).


Comprei as fôrmas que podem ser usadas para muffins ou cupcakes, as forminhas de papel próprias para irem ao forno (forneáveis), extrato de baunilha, bico de confeiteiro e os enfeites de chocolate e corações para salpicar por cima.


Depois de procurar muito na internet por uma receita testada e aprovada, acabei me inspirando na receita de cupcakes de baunilha da Cinara. Não tinha todos os ingredientes então fiz pequenas modificações.


Ingredientes do cupcake


100gr (um tablete) de margarina para forno e fogão
2/3 de xícara de açúcar
3 ovos
1 colher de chá de extrato (essência)de baunilha
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal
1/4 de xícara de leite


Modo de fazer
1) Ligue o forno (180°) e coloque as forminhas de papel na fôrma (usei 12 unidades);
2) Coloque a margarina e o açúcar na batedeira, bata bastante;
3) Acrescente os ovos um a um, continue batendo;
4) Acrescente o extrato de baunilha, continue batendo;
5) Acrescente metade da farinha, continue batendo;
6) Acrescente o leite,continue batendo;
7) Acrescente o restante da farinha, o sal e o fermento e bata só mais um pouquinho só para misturar esses últimos ingredientes à massa. Agora chega de bater!


8) Coloque a massa nas forminhas (não encha até a boca para não derramar, uns 3/4 apenas);
9) Leve ao forno. 
10) Retire quando estiverem assados (faça o teste do palitinho: palito saiu limpo, pode tirar do forno)!


O certo é retirar os cupcakes da fôrma para que eles esfriem em um "cooling rack" ou grade de resfriamento. Agora vocês imaginam eu pedindo um "cooling rack" em pleno Mercadão de Madureira? Difícil, né? Expliquei de todo jeito mas ninguém tinha, ou tinha e não sabia o que era!


Coloquei os cupcakes para esfriar em cima de descansos de panela mesmo (aqueles que a gente usa na mesa para colocar alguma travessa quente).


A idéia inicial era fazer um recheio mega delicioso, mas o marido (que foi gentilmente ao mercado comprar a listinha de ingredientes) trouxe beijinho de coco da Nestle ao invés do leite condensado. Tudo bem! Beijinho de coco no recheio!


Para rechear as cupcakes, eu cortei um cone invertido com uma faquinha, coloquei o recheio (beijinho de côco), cortei a ponta do cone (e comi, claro!) e coloquei a tampinha de volta. Pelas fotos dá para entender melhor (espero).


Agora vem a parte mais divertida: a cobertura! Queria muito fazer uma cobertura de 3 andares e efeitos especiais, mas como faltou ginga na cozinheira aqui, fiz um creme de chocolate aproveitando uma barra de Alpino e uma caixinha de creme de leite Nestlé que tinha aqui.


Piquei a barra em pedaços pequenos, não comi num um pedacinho, fervi creme de leite, joguei por cima, mexi bem até o chocolate derreter e coloquei um pouco na geladeira.


Como o troço não endureceu por nada nesse mundo, usei molinho mesmo e depois joguei os confeitos por cima.


Olha o resultado:




Para uma primeira tentativa, que nota que eu ganho?

Blogs sobre finanças pessoais e orçamento doméstico



 Piggy savings bank

Existem muitos bons sites de finanças pessoais e orçamento familiar na web. O Dinheirama, por exemplo, fala sobre economia, investimentos, programas para organizar o orçamento doméstico, livros, imposto de renda e empreendedorismo.

Só que muitas vezes a gente só consegue se inspirar quando se identifica com quem escreve. Ler alguém que já é controlado, econômico e não tem vontade de mergulhar numa loja quando vê a palavra promoção na vitrine pode não surtir o mesmo resultado do que ler alguém que adora comprar.

(Eu comparo a ler um blog de dietas de uma ex-gordinha que conseguiu emagrecer a ler um de alguém que sempre foi magro).

Pensando nisso, separei para vocês alguns blogs que descobri recentemente de pessoas que resolveram colocar as finanças em ordem e compartilhar essa jornada com a gente na internet.

 O Blog das Mulheres Investidoras é um blog com várias dicas de finanças e um modelo de planilha de orçamento pessoal para você baixar.
Uma das dicas oferecidas pelas MISS (Mulheres Investidoras Inteligentes de Sucesso e Solidárias) é algo que sempre faço e dá muito certo:  ligar para a operadora do cartão de crédito e negociar o pagamento da anuidade. Todas as vezes que ligo eles reduzem o valor ou até nem cobram a taxa que considero super injusta já que já damos lucro para a empresa o ano todo ao fazermos compras com o cartão.


O Cansei de ser pobre é o blog da Flaviana. Uma médica que se tornou investidora depois que passou a ser ex-endividada e ex-compradora compulsiva.
O blog é muito interessante porque Flaviane é gente como a gente. É uma mulher, jovem e bonita que adora(va) comprar roupas. Ela conhece Becky Bloom! É um blog com o qual muitas jovens gastadeiras e que estão precisando colocar um freio no cartão de crédito irão se identificar.

Hoje eu não comprei é um dos blogs da Thais Aux, uma paulista de 27 anos que dá dicas sobre finanças pessoais, lê muito sobre o assunto e compartilha links super interessantes. 
As gastadeiras vão achar a Thais muito pão-dura, pois a moça tem um auto-controle imenso e descreve no blog as compras que ela gostaria de ter feito e não fez. Ela pensa mil vezes se precisa realmente comprar um produto ou se é só um impulso, uma vontade passageira.
O blog é uma ótima leitura para quem compra sem pensar e só se arrepende quando chega a fatura do cartão :-)

O Nossa vida, nosso bolso é um blog de orçamento doméstico escrito a quatro mãos! O casal Julian e Naelyan resolveu compartilhar na internet suas experiências e dificuldades. No blog eles mostram como estão lidando com apartamento financiado, casamento, aposentadoria, seguro de vida, gastos com animais de estimação e as contas e dívidas do casal.

No blog O Dinheiro é Meu a Luciene se define como uma pessoa simples,que errou muito no trato com as finanças, já foi endividada, mas conseguiu superar  e agora compartilha as suas descobertas.
A Lu conta como descobriu onde nasceu o endividamento dela e como resolveu mudar a postura em relação ao dinheiro e eliminar as dívidas.


O Tenho que Poupar, escrito pela Janaína, de 24 anos, faz parte da terapia financeira que a moça iniciou em 2008. Ela conta como conseguiu se reerguer e começar a caminhar em busca da liberdade financeira. O blog também mostra como a Janaína organiza seu orçamento mensal e está recheado de informações úteis e sugestões de livros sobre o tema.

De Cara com Charmene não é exatamente um blog somente sobre finanças, mas é o lugar onde a Char fala de todos os aspectos de sua vida que ela está tentando organizar: emagrecimento, dinheiro, casa, etc.
Entre outras coisas, ela fala da sua jornada em busca do equilíbrio financeiro. E sabe quando você começa a acompanhar a trajetória de uma pessoa que está batalhando para ser alguém melhor e acaba torcendo por ela? Então! Você se inspira a torce junto.

Mas e vocês? Também andam tentando colocar as finanças em ordem?
Espero que tenham gostado das dicas e conto com a ajuda de vocês para completar essa lista com outros blogs legais sobre o assunto.


Como destravar a trackball do seu Blackberry

Quer saber como desagarrar a trackball do seu Blackberry?


Acho que todo usuário de um modelo de Blackberry que tem trackball já passou ou vai passar por isso: um dia você está lá, checando seus e-mails ou dando uma olhada no Twitter e pã! a trackball começa a agarrar. Ela só sobe mais não desce, vai para um lado mas não para o outro. É desesperador! A luzinha vermelha piscando mostrando que tem mensagens novas mas você não consegue navegar e colocar a leitura em dia.


E como um dono de Blackberry sobrevive enquanto seu aparelho fica na assistência técnica para que o problema seja resolvido? Crise de abstinência? Tremores e desmaios?


Bom, no meu caso nada disso foi necessário pois descobri esse vídeo que me salvou! Com apenas uma folha de papel o carinha ensina como destravar a trackball do Blackberry que estava agarrada. Parece até mentira. Fiquei ate com medo de tentar e piorar o problema, mas respirei fundo e mandei ver! Deu certo!!!


É só travar o teclado para não fazer uma ligação acidentalmente, apoiar uma folha de papel (ofício, A4) na mesa e passar o aparelho pra lá e pra cá. Prontinho! Pode voltar a tuitar loucamente!