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Termos do mundo corporativo - o corporativês

Tenho participado de algumas reuniões onde freqüentemente são usados termos bem comuns no mundo corporativo mas que podem ser novidade para quem está acabando de entrar nesse meio (como eu!).
Aí vai então um pequeno dicionário de termos do mundo de negócios retirado do site da Revista Você S/A.

  • Absenteísmo: falta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde
  • Avaliação 180 graus: É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe
  • Avaliação 360 graus: sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa
  • B2B: sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor.
  • B2C: business to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet
  • Benchmark: parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas
  • Board: conselho diretor
  • Bônus: premiação em dinheiro concedida aos funcionários
  • Brainstorm: literalmente, significa "tempestade cerebral". É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar idéias
  • Branding: É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa
  • Break even point: o momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram
  • Breakthrough: trata-se de um avanço em determinada área
  • Broad band: banda larga
  • Budget: orçamento
  • Buying in: compra (de uma empresa, por exemplo)
  • Cash: dinheiro vivo.
  • CEO - chief executive officer: É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte.
  • CFO - chief financial officer: Um nome mais sofisticado para diretor de finanças.
  • Chairman: presidente do conselho que dirige a empresa.
  • CHRO - chief human resources officer: É o cargo de diretor de recursos humanos.
  • CIO - chief information officer: Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal
  • CKO - chief knowledge officer: É o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las
  • Clima organizacional: é o ambiente interno de uma empresa.Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários
  • CLO - chief learning officer: Responsável por administrar o capital intelectual. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização
  • CMM: capacity maturity model, recurso para desenvolvimento de software
  • CMO - chief marketing officer: A função é um pouco mais complexa que a diretoria de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a diretoria comercial e, em outras, a área de novos negócios
  • Coaching: sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos
  • Commodity: produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional
  • Consumer relationship Management: gerenciamento das relações com o cliente
  • Consumer understanding: conhecimento profundo a respeito dos clientes
  • COO - chief operating officer: executivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs
  • Core business: negócio principal da empresa
  • Corporate purpose: objetivo da empresa
  • Counseling: Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira
  • Country-manager: diretor-geral para o país
  • CRO - chief risk officer: Além de gerenciar o risco nas operações financeiras, o CRO também é responsável por analisar as estratégias do negócio, a concorrência e a legislação
  • CSO - chief security officer: Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia
  • CTO - chief technology officer: Existe uma confusão muito grande. Geralmente o CTO comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO o seu uso estratégico
  • Data-base marketing: marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa
  • Downsizing: redução no número de funcionários da empresa
  • Educação continuada: cursos de aperfeiçoamento referentes à atividade do funcionário. Pode incluir a pós-graduação
  • Empowerment: Este termo surgiu nos anos 80 e se refere às situações em que os chefes devem decidir um pouco menos e os subordinados um pouco mais
  • Endomarketing: é uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos
  • ERPs: sistemas de gestão empresariais
  • Factoring: prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas cobrando comissão
  • Feedback: É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação, sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate-papo é o comportamento do subordinado.
  • Fine tuning: sintonia fina, calibragem
  • Follow-up: dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram
  • Forecast: previsão
  • Headcount: número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa
  • Headhunter: caça-talentos do mundo corporativo
  • Inclusão digital: é dar condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso a novas tecnologias, entre elas a internet
  • Inclusão social: é a forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas
  • Income: renda
  • Intranet: rede de comunicação interna e exclusiva das empresas
  • Intrapreneur (não confundir com entrepreneur): empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente
  • Job rotation: rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha
  • L.L.M: Master of Laws, mestrado em direito
  • Market share: fatia de mercado
  • Markup: é um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos, após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista)
  • MBA in company: MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico
  • MBA: sigla em inglês para Master in Business Administration. É um curso que equivale à pós-graduação em administração de empresas
  • Mentoring: profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira
  • Nepotismo: favorecimento de parentes próximos feito por quem tem autoridade e poder
  • Networking: construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação.
  • Outplacement: serviço oferecido e pago pela empresa, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para se recolocar no mercado de trabalho, bem como para o planejamento de sua carreira.
  • Performance: palavra inglesa que significa atuação e desempenho
  • Player: empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação.
  • Presenteísmo: Diferente do absenteísmo, quem sofre deste mal não falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias - com isso, a produtividade e a motivação é que deixam de aparecer
  • Reengenharia: Mudança nos processo internos de uma empresa
  • Responsabilidade social: atuação e consciência do papel das empresas como agentes sociais no desenvolvimento do ser humano e da comunidade à qual está inserido
  • RH: sigla de recursos humanos (departamento responsável pelas contratações, treinamentos, remuneração, encaminhamento de carreira e conflitos na empresa)
  • Sales manager: gerente de vendas
  • Spread: taxa de risco
  • Supply chain management: gerenciamento de cadeia de abastecimento
  • Target: alvo
  • TI: sigla de tecnologia da informação
  • Trend: tendência
  • Turnover: rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia
  • Workshop: treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor, que visa ao aprendizado de novas práticas para o trabalho

Um comentário:

  1. hehehe! Estou lendo Administração Científica. do Taylor, e lá ele trata Absenteísmo como vadiagem mesmo! ;-)

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