LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Inspiração: Zen habits e Efetividade.net

Um dos motivos de ter criado esse blog é o fato de eu adorar compartilhar novidades. Quando descubro alguém fazendo algo bacana, sinto o maior prazer em elogiar e divulgar.

Desde que comprei o livro A Arte de Fazer Acontecer (Getting Things Done) do David Allen, tenho descoberto vários blogs super interessantes que mencionam o GTD*.

Um dos blogs mais legais que descobri quando pesquisava sobre o GTD foi o Zen Habits. Ele não trata apenas de GTD. Cada dia da semana é dedicado a um tema: na segunda ele fala sobre produtividade e organização, na terça sobre finanças e família, na quarta sobre simplicidade, na quinta sobre felicidade e na sexta sobre saúde.

O autor do blog, o Leo Babauta, parece ser um cara super gente boa, empenhado em ser um bom pai e um ser humano cada vez melhor. Ele dá super dicas em seu blog. Algumas mais fáceis de colocarmos em prática, outras que demandam disciplina e dedicação. Virei fã!

Esses dias eu humildemente escrevi e-mails para autores de dois blogs que admiro muito. Um foi para o brasileiro Augusto Campos, do Efetividade.net (que merece um post só para ele) e outro para o Leo Babauta, do Zen Habits. Falei basicamente a mesma coisa para os dois: que admirava seus textos e adoraria mencioná-los em meu blog café-com-leite, mas que, mesmo não conhecendo ainda muito da etiqueta da blogosfera, meu bom senso me dizia que só mencionaria posts ou dicas desses autores, caso eles autorizassem e OBVIAMENTE linkando seus blogs sempre que suas idéias fossem aqui citadas. Afinal, se tive vontade de escrever um texto por ter sido inspirada por uma leitura, seja de um livro, seja de um blog, por que não dar os devidos créditos ao autor?

Fiquei surpresa e muito feliz por ambos terem me respondido como gentlemen, de forma muito simpática e gentil, me dando OK para compartilhar suas dicas aqui no meu cantinho. Então aproveitem e visitem esses dois blogs maravilhosos enquanto eu leio mais sobre o GTD (e coloco o sistema em prática) para depois escrever meus posts aqui.

*Para quem ainda não ouviu falar, GTD é um sistema criado pelo David Allen que nos ensina a colocar todos os nossos projetos, pendências, planos e metas no papel (ou em outra ferramenta) e nos impulsiona a realizar cada ação que fará com que o projeto seja concluído. O autor sugere que a partir do momento que colocamos as coisas no papel, a nossa memória RAM não precisa mais ficar lembrando “tenho que fazer tal coisa”, “não posso esquecer de tal tarefa” e a gente esvazia a mente, deixando-a “clara como água”, coisa rara nos dias corridos do mundo atual. Pretendo escrever mais sobre esse assunto que tanto me interessa. Enquanto isso o tio Google está aí pra isso. Tem muito blog legal falando sobre o Getting Things Done ;-)

4 comentários:

  1. Valeu pela visita em meu blog, Lu :)

    E sobre o "método" de dieta, bem, tudo é fácil quando se tem método. Essa é a essência do GTD, né?

    O duro é cumprir o método à risca, eu sei... hehe!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este são dois blogs que não saem das minhas principais referências, são ótimos não é mesmo?

    Eu tenho procurado saber um pouco mais sobre organização em geral, quero dar uma "arrumada" na minha vida, encarando o processo pouco a pouco. Pessoalmente falando, não me identifiquei totalmente com o GTD, mas com certeza estou aproveitando muita coisa! =D

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu.
    Bom, concordo com o que escreveu lá e como ainda não li o post so passei mesmo para dizer que concordo, assino embaixo e daqui a pouco vc vai precisar disponibilizar um banner: sou fã do canto da lu - haha =D
    bjks fly para vc [eu ainda prefiro ser diva! hehe]

    ResponderExcluir
  4. Já tenho por hábito escrever aquilo que pretendo fazer há cerca de 13 anos. Separo os "To-Dos" em vários graus:

    Para hoje: urgentes
    Para 1 semana, Para 1 mês, Para 6 meses, Para 1 ano, Para 5 anos.

    Tem algumas coisas que levam mais de 5 anos que ainda não escrevi, mas acho que terei que fazer, como por exemplo construir minha casa (previsão de 6 a 8 anos)

    Vou atrás dos sites indicados. Olhei rapidinho o Zen Habits e gamei de primeira. O Efetividade já conheço e é muito bom. Não sei porque ainda não linquei.

    Obrigado pela dica do 2SMRT4U. Pedi 2 também...

    ResponderExcluir