LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Hot Spots

Esses dias saiu lá no grupo GTD Br o papo sobre o sistema de organização de casa da Fly Lady. A Silvia Alves, de BH (que não tem blog mas deveria ter pois escreve textos muito interessantes), deu uma explicação pro pessoal sobre o que são os famosos HOT SPOTS. Com autorização dela (claro!), reproduzo aqui sua mensagem:

“A principal contribuição deste programa "Fly Lady" foi a percepção do HOT SPOT e a atitude de HOT SPOT FIRE PREVENTION.Descrevo-os a seguir no meu modo:

HOT SPOT: é aquele lugar na casa onde todos depositam as coisas quando chegam. Toda casa tem um lugar com magnetismo especial para atrair bagunça, já notaram? ( Aliás, numa casa existem vários pontos).

Aqui é um móvel na copa. Começa com umas chaves extras, depois uns papéis, umas contas, umas sacolas, um objeto que vou levar pra tal lugar, outro objeto que alguém me entregou, o que não quero esquecer quando for sair. Pronto, já virou um caos, nenhuma vontade de chegar perto e menos ainda de procurar algo.Aspecto de bagunça total.

E depois que fica lotado, (leia-se afugentador), passamos a fazer outro local de caos.

HOT SPOT FIRE PREVENTION:

É a prevenção deste ponto inicial de caos. A primeira ação é identificar o local deste peculiar magnetismo. Na copa, costuma ser a mesa. Na sala, um sofá ou o console. No quarto, a cama ou uma cadeira ou poltrona. Na cozinha, a bancada.

Uma vez identificado o ponto, viver em "estado de alerta".
Retirar logo as coisas que se põe ali. Não deixar que fiquem depositadas. Exige atenção e decisão.
"Onde posso colocar isto? " Esta é a pergunta que exige boa reflexão. Muitas vezes é tralha mesmo, vai pra lixeira, outras vezes requer que se crie um espaço apropriado. Exemplo: sacolas. Procura-se então na cozinha ou num quarto, na despensa, um canto ou uma parede ou um cabideiro para armazená-las. Contas: ter uma caixa de entrada para ajuntá-las e depois arquivar devidamente. (É mais produtivo juntar por um pouco, num lugar só para isto, para arquivá-las depois se a quantidade for pequena).
Criar rotinas para não deixar formar a bagunça. Dá muita preguiça inicialmente mas é o único modo de evitar o acúmulo de bagunça.”


Aqui em casa o principal HOT SPOT é a mesa do computador mesmo. De alguma forma inexplicável papéis, pastas, copos, batom, mais papéis, tesoura, brincos, hidratante, papéis (de novo!) e moedas são atraídos para essa área. Além de ter implementado uma Inbox, como ensina o GTD, estou tentando reforçar três hábitos para evitar o caos:


1) Usou, guarde! Na hora! Afinal, leva menos que dois minutos e o Mr David Allen ficaria orgulhoso de mim. Leva menos de 15, então a tia FlyLady ficaria feliz. Olha que máximo! São três pessoas felizes em menos de 2 minutos!

2)
Sempre que sair do cômodo, dar uma geral e ver se ali tem algum objeto que posso levar para outro lugar. Por exemplo, quando saio do computador para in ao banheiro passo em frente a porta da cozinha, por que não levar os copos e já colocar na lava louças?

3)
Na minha rotina noturna, dar uma andada pela casa catando o que está fora do lugar, mais uma vez, em menos de 15 minutos a aparência da casa já melhora muito.

E você? Já identificou seus HOT SPOTS? I mean, os HOT SPOTS da sua casa ;-)

É bem provável que a gente só acabe com o problema depois de identificá-lo. Então vamos encarar os HOT SPOTS de frente! Chega de negação! hehehe

4 comentários:

  1. Hi Lu eu estou usando meu software traduzindo assim que eu espero que traduza bem. Obrigado parando perto. Esse os olhares gostam de minha mesa! Eu amo seu decor do blog. Faz-me querer fazer sobre meus. Você é organizado terrivelmente. Eu poderia.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é bem fácil identificar os hot spots de nossa casa, né? Agora que me mudei e os cômodos são diferentes, a qtd de armários mudou e tal, algumas coisas ainda não estão num lugar definitivo. Mas eu planejei um móvel e a bagunça está com os dias contados!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Lu, eu estou fazendo no meu blog um sorteio para quem é Fly ou participa da comunidade Fazendo Muito com Pouca grana. É só me seguir(claro se vc gostar do blog e postar um comentário)e quem sabe ganhar o brinde surpresa...

    Espero vc lá e parabéns pelo seu blog eu adoro e me inspiro nele....

    http://coisazinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir