LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Cartão de crédito: ter ou não ter? Eis a questão.

Apesar de continuar adquirindo uma novidade aqui e outra ali, tenho tentado controlar meus impulsos consumistas e organizar minhas finanças cada vez mais. Continuo comprando, mas comprando conscientemente, sabendo quando e quanto posso gastar.

Nessa empreitada de aprendizado de finanças pessoais já li: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos e Dinheiro: os Segredos de Quem Tem, ambos do Gustavo Cerbasi, Mulheres Boazinhas Não Enriquecem da Lois P. Frankel e Os Segredos da Mente Milionária do T. Harv Eker.

Vou lendo de tudo e retendo o que é bom ;-)

Uma das mudanças que fiz depois que comecei a me interessar por finanças pessoais foi em relação aos cartões de loja e cartões de crédito. Sem dó nem piedade peguei uma tesoura e cortei todos os cartões de loja. C&A: bye bye! Leader: Ciao! Renner: Au revoir! Mais alguns meses com parcelinhas e pronto! Nada mais daquelas prestações que são pequenas, mas que somadas incomodam. Além disso, nada mais de aproveitarem dos meus impulsos consumistas me obrigando a ir até a loja para fazer os pagamentos e sempre achar alguma coisinha “que eu estava mesmo precisando”. Sei!

Em relação aos cartões de crédito, sempre rola aquela dúvida. Cada autor diz uma coisa e o que eu tenho feito até agora para ver se dá certo é:

-Fiquei com apenas dois cartões: um American Express e um Mastercard. Um com vencimento dia 5, outro dia 15. Em nenhum dos dois pago anuidade (acho um absurdo eles lucrarem em cima da gente duas vezes!). No Amex não tem anuidade mesmo. É só usar o cartão no mínimo uma vez a cada 3 meses. E no Master eu ligo chorando e mandando cancelar e falo que acho um absurdo pagar anuidade pois sou cliente do banco e no meu outro cartão que nem tem vínculo com meu banco eu não pago. Sempre dá certo!

-Escolhi esses dois pois ambos têm programa de recompensas. Ficaria só com o Amex se ele fosse aceito em todos os lugares, mas em lojinhas pequenas do bairro geralmente só aceitam Máster e Visa...aí uso o Máster. Fora isso concentro os gastos no Amex. Já até troquei pontos que estavam acumulados por uma assinatura de revista. Eu tinha até me prometido não gastar mais dinheiro com revistas já que posso ler quase tudo on-line, mas já que podia usar os pontos...

-Tenho feito a experiência de pagar tudo que posso no cartão (mercado, farmácia, restaurante, etc...) Assim, tudo é pago no dia do pagamento da fatura e fica tudo ali registrado em uma única lista. Além da vantagem de acumular os pontos dos programas de recompensa, claro. Só compro em dinheiro se a loja der um desconto. A gente sabe que sempre tem a taxa do cartão embutida no preço. Se eles tiram a taxa eu pago em cash, se não tiram, eu saco o Amex (Ih! Rimou!)

-Nunca! Jamais! Ever! Faço um pagamento mínimo. Sempre pago o total da fatura para não gerar uma bola de neve de dívida.

-Procuro não fazer compras parceladas. Acho tenebroso ter várias parcelinhas de 20 reais cada. Aí vc percebe que vai pagar 200 reais só de parcelas de roupas e acessórios naquele mês de coisas que já nem têm cara de novas. Prefiro determinar um orçamento de quanto posso gastar em cada tipo de coisa por mês e SE NECESSÁRIO gastar aquele tanto e pronto. No mês seguinte, nada de parcelas e SE NECESSÁRIO posso comprar mais coisas hehehe

Bom, só falei de comprar, comprar pois é para isso que usamos o cartão de crédito e era esse o assunto do post. Outro dia eu falo das minhas táticas de economizar e investir...só para vocês não ficarem achando que sou uma fútil gastadeira. Ah! Sugestões aõ sempre bem-vindas. Então diga aí:

O que dá certo para você no uso de cartões de crédito?










5 comentários:

  1. Amei esse seu post, Lu! Eu faço várias coisas como você descreveu, mas aind atenho q melhorar em outros pontos.... muito boas e sensatas as suas dicas! Eu controlo tudo q gasto num a planilha, classificada por categorias de gasto de modo que posso gerar relátórios pra saber onde é q estou afundando pé na jaca (geralmente com restaurantes e roupas :o
    Pode escrever mais sobre o assunto q amei!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou super pão-dura, então não tenho nem preocupação com o uso do cartão. E como sou dependente do marido, ele que acaba pagando meus gastos. Mas são poucos...hehe.
    Beijão.
    P.S.: Tô adorando o blog, mas mesmo de férias, tá difícil arrumar tempo pra comentar =)

    ResponderExcluir
  3. Voltei pra comentar com calma...hehe.
    Eu tb não tenho NENHUM cartão de loja. Os cartões que usamos tb não cobram anuidade, mas qdo tentam, tb choramos e continua tudo do mesmo jeito. Tb NUNCA fiz pagto dívida. Isso é uma bola de neve. Se não posso, não compro e pronto. Fica pra uma próxima vez.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Assunto interessante Sempre fui adepta da filosofia de um cartão só. Quando morava no Brasil tinha apenas um e me horrorizava com os "colecionadores". Aqueles que abrem a carteira toda recheada e colorida de cartões e fazem aquele leque na mão, como cartas de baralho, na hora de pagar no caixa. Mesmo assim, aquisição de cartões de crédito no Brasil ainda não é tão fácil como aqui(penso eu) e há sempre a imposição do limite de gastos conforme os comprovantes de rendimentos. Aqui, no país do consumismo exacerbado, a estratégia é dar corda para o sujeito gastar, ou seja, se enforcar. É impressionante o número de pessoas inadimplentes e endividadas. Para solucionar o problema, muitos adquirem novos cartões e vão transferindo, rolando as dívidas e consumindo mais. Um absurdo.

    ResponderExcluir
  5. Cartão de crédito pode ser um grande amigo ou um grande inimigo.
    Você disse tudo, o seu post está muito bom. Ter cartão facilita o controle de gastos, desde que não se utilize o parcelamento.

    Mesmo assim eu sugiro que a pessoa elabore uma planilha (em Excel ou Calc) e vá alocando as despesas feitas, seja em dinheiro ou em cartão, e as itemize por tipo de gasto - Alimentação, Vestuário, Moradia etc. Este tipo de controle o cartão não te dá, e ajuda muito a entender para onde vai o dinheiro.

    Faço uma planilha destas (bem simples e descomplicada, não coloco nem a data, apenas o valor e o tipo de gasto) e calculo o percentual do gasto todo mês. Para facilitar o controle ando com um pequenino caderninho no bolso, e uma mini-caneta, que cabem na carteira. E anoto o valor e o tipo de gasto de tudo, até de uma bala que compro...

    Eu também tenho um Amex sem anuidade e um Visa (o Unibanco, através do Unicard - www.unicard.com.br - também oferece cartões sem anuidade. Basta pedir). Durante anos me ofereceram cartões de crédito mas eu nunca quis, pois tinha anuidade. Achava absurdo pagar para ter o direito de pagar... Agora as coisas mudaram de figura.

    E nem aceitem aquele papo de seguro contra roubo etc. A legislação brasileira protege o suficiente o consumidor contra o uso inadequado, não é necessário pagar nenhum seguro.

    O chato é o limite baixo - atualmente o Amex oferece gastos sem limites se você contratar o seguro, mas eu até prefiro não ter gastos sem limites...

    No mais está de parabéns o seu blog.

    ResponderExcluir